Opinião

Nota oficial – O Brasil não pode ficar refém de Cunha

Como defensor dos jornalistas paranaenses e, acima de tudo, dos interesses da classe trabalhadora e do povo brasileiro, o SindijorPR repudia a atitude do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que acolheu o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). É de conhecimento público que o comprovadamente corrupto, misógino e LGBTfóbico peemedebista agiu em retaliação a petistas ... Leia Mais »

Hasta la vista, Constituição, por Jandira Feghali

Rufem os tambores, o Brasil deu um salto tecnológico gigantesco e o mundo inteiro precisa saber. Num piscar de olhos, inventou-se a famigerada máquina do tempo. É com ela que a Câmara dos Deputados vota quantas vezes quiser o mesmo assunto. Basta as pautas conservadoras serem rejeitadas regimentalmente que “volta-se no tempo” e vota de novo. E de novo. Até ... Leia Mais »

PCdoB repudia afronta à soberania da Venezuela

No dia 18 de junho, uma comitiva de senadores brasileiros protagonizou um dos mais vexatórios capítulos da ação de política externa da direita parlamentar brasileira. Liderados pelo senador Aécio Neves (PSDB), em viagem à capital da Venezuela, Caracas, se reuniram com opositores ao governo de Nicolás Maduro e alegaram terem sido agredidos por apoiadores do governo venezuelano durante seu trânsito ... Leia Mais »

A BATALHA SEGUE – por Jandira Feghali

As luzes do Plenário da Câmara iluminavam nossa impavidez diante do ataque feroz. O sangue fervendo e a alma aflita em compasso aos anseios de milhões de trabalhadores lá fora. A votação final do Projeto de Lei 4330, que regulamenta a Terceirização no Brasil, foi um desastroso aceno de parte do Parlamento contra todos os milhões de empregados do país. ... Leia Mais »

O retorno do FEBEAPÁ

* Por Paulo Porto O jornalista Sergio Porto, conhecido como Stalisnaw Ponte Preta, fazia nos anos 60 uma espécie de comédia de costumes na perspectiva de uma elite economia burra e preconceituosa. Uma elite que tinha medo da ‘cubanização’ do Brasil, da invasão comunista e uma fraca crença da democracia. A partir destes relatos ele escreveu o livro FEBEAPÁ (Festival ... Leia Mais »